Saiba mais sobre como funciona o Consórcio!

Entenda Como Funciona o Consórcio de Imóveis

Terça feira, 29 de janeiro de 2019.

Consórcio de Imóvel Porto Seguro

Você pretende realizar o sonho de comprar sua casa ou apartamento, do jeito que deseja e no local de sua escolha com parcelas acessíveis ao seu orçamento?

Então precisa conhecer mais como o Consórcio de Imóveis pode ajudar você a tirar seus projetos do papel.

O Consórcio de Imóveis é uma das modalidades de financiamentos imobiliários regulamentada pela Lei 11.795 e fiscalizada pelo Banco Central(Bacen). O sistema vêm se firmando no Mercado de Créditos ao longo dos últimos anos e já ajudou milhares de brasileiros a realizarem a compra da casa própria. Segundo dados da ABAC(Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios), no 1º semestre/18, cerca de 35,4 mil consorciados foram contemplados no consórcio de imóveis. Um crescimento de 4,4% se comparado ao ano anterior, liberando mais de R$3,5 bilhões em Cartas de Créditos de Imóveis e cerca de 75% é destinado aos imóveis residenciais, que também permite o uso do FGTS como lance ou complemento do valor do crédito. A alta da procura do Sistema de Consórcios, se deve aos juros elevados de financiamentos tradicionais, maior nível de consciência financeira por parte dos consumidores, menor burocracia para liberação, acessibilidade de informações e a grande aceitação das cartas de créditos pelas construtoras, imobiliárias e vendedores de imóveis.

O Sistema é Independente entre si e não depende de incentivos governamentais para os setores de atuação ou poupança dos Bancos Públicos e Privados para serem emprestados com taxas de juros altos, que no caso dos imóveis, são praticadas no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). E aí está sua principal vantagem: A Economia.

Mas afinal, o que é o Consórcio e como funciona?

Consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas físicas e jurídicas, representadas com cotas de participação em grupos fechados ou abertos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens imóveis, automóveis, máquinas agrícolas, caminhões ou serviços. Se trata de um autofinanciamento, pois é o próprio grupo de pessoas que financia a compra do seu patrimônio, onerando o consorciado somente com o custo da taxa administrativa, que é diluída durante o prazo contratado.

Para comprar seu imóvel com o consórcio, você contrata o Crédito no valor do Imóvel que deseja, paga as parcelas mensais e todos os meses concorre as contemplações por meio de Sorteio e Lances. Ao ser contemplado, o crédito ficará disponibilizado para compra do bem mediante liberação, sob análise de crédito e garantias previstas em contrato. O consorciado poderá comprar com a Carta de Crédito qualquer imóvel de sua escolha e local, construir e quitar financiamento imobiliário próprio. E terá poder de compra à vista, oferecendo maior poder de argumentação para fechar um excelente negócio.

Para ser consorciado, basta ser economicamente ativo, comprovar renda e ser maior de idade, salve exceções de aceitação de cada Administradora.

As Administradoras de Consórcios possuem um papel fundamental no Sistema, afinal, são elas que configuram a formação da composição dos grupos. A configuração tem influência direta com a economia, segurança e credibilidade que o sistema oferece. Toda Administradora deve ser registrada, regulada e auditada mensalmente pelo Bacen, e, atender a diversos controles rígidos de qualidade, transparência e ética empresarial. Elas auxiliam o Sistema Financeiro Nacional (SFN) no controle de combate a fraude e lavagem de dinheiro. E principalmente, possuem a responsabilidade de cuidar dos recursos financeiros dos grupos, zelando para que todos os grupos de participação ofereça saúde financeira aos consorciados, para que todos tenham seus créditos liberados, creditados ou devolvidos com valores corrigidos.

Os planos são comercializados por profissionais especializados e registrados na Superintendência de Seguros Privados (Susep), Conselho Regional do Corretor de Imóveis (Creci) ou mesmo funcionários de Administradoras de Consórcios e Bancos. Mas atenção, pesquise sempre a procedência do consórcio que pretende contratar, considerando essas 5 dicas importantes:

  1. Pesquise se a Administradora é devidamente cadastrada no Banco Central e cheque como é sua classificação pelo índice de reclamações no ranking. Avalie o que outros consumidores dizem,  as recomendações, reclamações e de preferência, peça indicação de profissionais que demonstram domínio e clareza nas informações. Não caia no conto da facilidade de contemplação, “pelo amor de Deus”!
  2. Composição das Parcelas: todo consórcio é composto da seguinte forma: Fundo Comum (crédito contratado ÷ prazo), Taxa Administrativa, Fundo de Reserva e Seguro Prestamista (facultativo). Quanto mais a Administradora de Consórcios for eficiente, menor é a taxa administrativa cobrada contratualmente e também menor o fundo de reserva, que é destinado a cobrir despesas com custas cartorárias, devido ao índice de inadimplência. Geralmente, quem comercializa não informa o Fundo de Reserva como taxa, pois alega que o valor retorna ao cliente no final do plano e de fato retorna, mas somente a sobra do que não foi utilizado. A taxa indica a saúde financeira dos grupos e grupos saudáveis, entregam mais contemplações mensais. O Banco Central permite que se cobre até 6%, fique atendo.
  3. Saiba quantos participantes possuí no grupo e se ele é aberto ou fechado. A matemática sempre será exata e sua probabilidade de contemplação dependerá da concorrência que tiver em número de cotas. Grupos abertos entram participantes com novas cotas até o final do prazo. Grupos fechados, somente mediante desistência de participantes ativos.
  4. Todo consórcio tem correção de valores. Saiba qual o indexador que corrige monetariamente o crédito que está contratando para que seu planejamento financeiro de médio/longo prazo não seja comprometido. Todo crédito também é aplicado após a contemplação e lhe dará rendimentos diários até a data de liberação da Carta de Crédito, pergunte sobre a assunto ao seu consultor. Os rendimentos são sobre o crédito total contemplado, são compostos, seguros, sem custos de agenciamento e livre de impostos. De preferência fale com Especialistas em Consórcios, seu dinheiro é coisa séria.
  5. Contemplação é o momento mágico do sistema. Se for ofertar lance, entenda a fundo a composição dos lances e quanto irá amortizar do saldo devedor, que lhe dará a opção de diluições em prazos e parcelas. Você só será contemplado se o seu lance ficar entre os ganhadores ou se sua cota for sorteada. Mais uma vez, não seja vítima da promessa de contemplação. Fuja de vendedores que prometem contemplação em determinado mês. Denuncie esse tipo de fraude no Banco Central.

O Consórcio é indicado para consumidores que:

  • Que valorizam seu dinheiro e não gostam de pagar juros.
  • Quem está iniciando a vida e quer conquistar independência.
  • Que precisa sair do aluguel
  • Que pretende utilizar o FGTS para compra do primeiro ou único imóvel de até R$1,5 milhão, respeitando as normas e regras da Curadoria da Caixa Econômica Federal (CEF).
  • Quem precisa de uma casa maior porque a família aumentou.
  • Quem pretende potencializar seu orçamento e contratar um crédito mais acessível.
  • Que querem formar ou aumentar o patrimônio com Imóveis, seja comercial ou residencial, para viver de aluguel futuramente.
  • Que estão capitalizados, mas não querem desfazer de toda a reserva para realizar a compra do imóvel. Que podem utilizar parte do recurso para contemplar e deixar a outra rendendo juros para pagar as parcelas.
  • Quem pretende quitar seu financiamento imobiliário em próprio nome, para diminuir o endividamento.
  • Quem não quer correr o risco de perder dinheiro. Pois caso tudo dê errado, você resgata os valores no final do plano ou quando sua cota for sorteada, mesmo após a desistência.
  • Quem busca segurança sem burocracia.
  • Consumidores inteligentes, assim como você que leu até aqui.

Se ainda ficou dúvida ou pretende conhecer mais sobre os planos de Consórcio de Imóveis, conte com nossos Especialistas em Consórcios. Trabalhamos com as principais empresas do segmento e iremos lhe ajudar a entender e contratar o plano adequado para o seu projeto. Acesse nossa página e saiba mais.

Texto de Anderson Pacheco – Corretor de Seguros Especialista em Consórcios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu